Too Seguros integra antecipadamente toda a carteira do ramo Garantia no SRO da Susep

0
22

A Too Seguros aderiu à nova medida antes do prazo regulatório ao registrar a carteira do ramo Garantia com processos desde 2013

Em abril desse ano a Susep (Superintendência de Seguros Privados) estabeleceu uma nova iniciativa para tornar o mercado de seguros mais moderno. O novo sistema de registro de operações (SRO) vai garantir que todos os processos – seja uma emissão de apólice, sinistro, endosso, liquidações ou resseguro – estejam registradas nesse novo sistema.

A medida está na Circular 601 e ela é obrigatória. As informações de cada seguradora serão armazenadas em uma das três entidades registradoras homologadas pela Susep através de um edital: a B3, a CERC e a CSD. São elas que oferecerão essa tecnologia de armazenamento de dados e possibilitará a consulta pela Susep. Com isso, o mercado de seguros deverá ganhar outros patamares nos próximos cinco anos, com todas as seguradoras já integradas ao sistema.

Além de ampliar a capacidade de supervisão, tornará o processo mais transparente, tanto para investidores do mercado de capitais quanto para o próprio supervisor. Com esses dados, será possível ter um maior controle de risco e estudar novos modelos de negócio. Já para o segurado, o novo sistema de registro de operações vai melhorar a comunicação com a seguradora através da consulta de todas as apólices emitidas para um determinado CNPJ ou CPF.

Como a Too Seguros já aderiu ao novo sistema

Na Too Seguros, foi desenvolvida uma plataforma de registro que valida as informações extraídas do sistema operacional i4PRO. Ela concilia os dados entre essa plataforma e a registradora, e permite o gerenciamento das operações, com um dashboard que exibe o volume de apólices emitidas, LMG médio, prêmios pagos e entre outros. “Criamos um sistema de gestão de dados que valida as informações extraídas do I4PRO para que cheguem até a CSD, a registradora escolhida, sem divergências!”, explica Roberto Ferraz, Superintendente de Operações da Too.

Dessa forma foi possível cumprir a circular antes do prazo previsto, iniciado em 3 de novembro, registrando a carteira completa com processos desde 2013. “Agora, em relação a parte de resseguro (recuperação, prestações de contas, prêmio e comissão), nossa expectativa é que esteja tudo pronto até o fim de novembro, também nos antecipando ao prazo regulatório”, confirma Paola Bittencourt, Especialista de Projetos da Too.

O projeto apenas começou, o mercado está na expectativa de que a Susep divulgue o cronograma para implantação do registro de seguros de pessoas e danos muito em breve.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.